Conheça o Pico Santo Agostinho em Alagoa MG

O Pico Santo Agostinho ou como também é conhecido Pico do Garrafão fica entre as cidades de Alagoa e Itamonte, em Minas Gerais. Seu nome tem origem na mais famosa lenda sobre o local, a qual diz que um garrafão de ouro foi escondido no fundo de uma lagoa e está lá até hoje... Embora faça parte da Mantiqueira, o complexo de serras mais atrativo para o montanhismo, este é ainda um pico ainda pouco famoso e visitado. O Pico também faz parte do Parque Estadual da Serra do Papagagaio, sendo o ponto mais alto do parque e, também, segundo o IBGE, o 29º ponto mais alto do Brasil, com 2359 m de altitude.

A visão obtida é fabulosa e surpreendente pelo fato de se avistar inúmeros outros picos famosos da Mantiqueira. Conforme vai ganhando altitude e o campo de visão vai abrindo podendo avistar o Pico do Papagaio, o Pico Mitra do Bispo também em Alagoa, praticamente todo maciço do Parque Nacional do Itatiaia, e quando chega-se a cerca de 2200 de altitude surge a vista para o Picu e o maciço da Serra Fina! São dezenas de outras montanhas que vemos ao redor!

A Lenda e o Túnel do Garrafão

Lendas e histórias advém do ciclo do ouro. Já que época o costume era armazenar pepitas de ouro em garrafões de barro. Reza a lenda que tal garrafão está lá até hoje, mas nunca foi achado... Além dessa, uma outra história parece ser verdadeira conta que no ciclo da mineração, os Jesuítas utilizaram escravos para desviar o curso de rios, para facilitar o garimpo. Inclusive escavados na rocha. Para quem dúvida basta visitar o Túnel do Garrafão.


Este túnel realmente existe e está lá até hoje. Foi construído por escravos no séc. XVII, com cerca de 500 m de extensão. É uma impressionante passagem escavada na rocha para uma antiga lagoa de mineração. Estando lá, a curiosidade e o receio de entrar (rs) tomam conta. Mas é claro, não podíamos voltar para casa com a sensação de não saber como era lá dentro, então entramos e atravessamos até o outro lado...

Mais algumas foto do Pico do Garrafão..

Quer conhecer este lugar?

Veja saída em nossa agenda: https://www.ecotrilheiros.com.br/product-page/pico-santo-agostinho

270 visualizações

 

Ecotrilheiros - Trilhas e Ecoturismo

Agência e Guia Credenciados pelo Mtur

CNPJ MEI / Cadastur: 31.323.580/0001-81

Whats App 11 95791-9036

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
@ecotrilheiros